Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fotografia em Viagem

Check in to...

Fotografia em Viagem

Check in to...

Prison Island, Zanzibar

A Ilha da Prisão em Zanzibar, também conhecida como Ilha de Changuu, é uma ilha pequena localizada na costa oeste de Zanzibar, Tanzânia. Tem apenas 800m de comprimento e 230m de largura.

A ilha foi usada primeiramente como prisão para escravos rebeldes durante o período colonial britânico, década de 1860. Mais tarde serviu de local de isolamento para pessoas com febre amarela. 

Localizada a cerca de 30 minutos de barco de Stone Town, uma visita à ilha permite visitar as ruínas da prisão desde o lado de fora e conhecer o parque de tartarugas gigantes

Em 1919, o governador inglês de Seychelles ofereceu a esta ilha 4 tartarugas. Com o decorrer dos anos foram-se procriando e aumentando a sua comunidade. No entanto, tornaram-se também um alvo de roubo para venda, motivo pelo qual levou o governo de Zanzibar a implementar um programa de protecção de tartarugas gigantes na ilha. Desde então, estas são os moradores desta ilha e a sua principal atracção. Estes animais podem chegar aos 200 anos e pesar até 300 kg, herbívoros, alimentam-se essencialmente de folhas frescas.

No parque as tartarugas circulam em liberdade, pode-se observá-las bem de perto e alimentá-las. É interessante reparar na interacção entre elas, emitem uns ruídos nada despercebidos. Existem tartarugas de todas as idades, desde a mais velha registada no mundo, de quase 200 anos, até às bebés.

Infelizmente alguns guias sabem como "provocar" as tartarugas e fazer com que levantem um pouco as suas carcaças para o turista ficar maravilhado. Incentivam-nos a tocá-las e a fazer fotos com elas, como se pertencessemos ao seu habitat. Esta é uma daquelas práticas que não compactuo.  Viajar sabendo respeitar o mundo animal é mais importante, nós somos os intrusos. Turismo consciente sempre. 

 

Para além destas visitas é possível desfrutar da pequena praia e mergulhar nas suas águas azuis cristalinas. Há excursões que disponilbilizam material de snorkeling. Nós fizemos tudo isto e sobrava tempo para mais, não está incluído almoço mas também não  sentimos que fora necessário, uma vez que é uma excursão curta. Sem dúvida que vale a pena.

 

Desfrutem destes tons de azul: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 comentários

Comentar post