Mikumi National Park, um Safari em África em modo Lowcost
Quando pensamos em Tanzânia pensamos indubitavelmente em animais selvagens, em safaris, em África. Parque Nacional de Serengeti, Cratera de Ngorongoro, Parque Nacional de Tarangire... Tanzânia tem os melhores Parques Naturais de vida selvagem do mundo. No entanto, por serem parques protegidos e de grandes proporções, incluem elevadas taxas diárias para visitar, a obrigatoriedade de entrar com um guia e a necessidade de levar alguns dias para conseguir aceder aos seus habitats e procurar os diversos animais. Os safaris são caros e nem todos têm essa possibilidade financeira. Nós não quisemos gastar tanto e por isso procurámos fazer um safari mais económico.
Apanhámos um voo até Dar Es Salaam, onde pernoitámos uma noite. Apanhámos um Uber até ao alojamento, que foi difícil de encontrar. O motorista ligou-lhes para encontrar bem o local e deixar-nos mesmo à porta, não quis deixar-nos cerca, embora tivessemos dito que não tinha importância, nós procuraríamos a pé. Ficou sem saldo, parou num quiosque e disse-nos depois que tinha ido carregar o telemóvel, não nos pediu nada por isso mas fizemos questão de lhe dar. Lá encontrou o edifico onde iríamos dormir. Um quarto num apartamento, numa zona residencial. Tinha porteiro. Não era um edifício de classe alta, "talvez a segurança não seja a melhor naquela cidade", pensámos. Encontrámos um banco onde fomos levantar algum dinheiro, visitámos um supermercado, caminhámos até à praia que estava cheia de miúdos a jogar. As donas do apartamento aconselharam-nos a não andarmos na rua ao final do dia, ficámos um pouco receosos e por isso rapidamente regressámos. A varanda do quarto tinha uma vista maravilhosa. No dia seguinte recolheram-nos no alojamento e dirigimos-nos num Jipe 4x4 até Mikumi.
O Mikumi National Park é um parque nacional localizado a cerca de 280km de Dar Es Salaam. É relativamente mais pequeno que os famosos parques nacionais e a variedade de animais passíveis de serem vistos também. Diz-se em ambiente de safari africano que num safari pleno devemos ver os grandes cinco (Big Five), são eles o leão, o elefante africano, o rinoceronte africano, o leopardo e o búfalo. Estes são considerados os 5 animais mais difíceis de ver e também os mais perigosos.
A viagem até Mikumi foi tranquila mas um pouco longa. Parámos a meio do caminho para almoçar num restaurante tipicamente local. Também comprámos as nossas primeiras samosas que estavam muito saborosas, desde aí que adoro samosas. Estas eram mais grandes que as típicas indianas e não levavam curry.
Chegados a Mikumi entrámos no parque com o mesmo veículo com a qual tínhamos feito a viagem. O parque estava quase vazio, a chuva afastara as visitantes. Fomos andando pelos caminhos de terra batida à procura dos primeiros animais, girafas, impalas, elefantes africanos, macacos, galinhas d´angola. Parámos para observar a interação entre eles. Sempre de jipe, chegámos a um pântano, onde estavam alguns hipopótamos. A vegetação, rasteira, gramíneas e ervas, uma árvore aqui e outra acolá, definem a paisagem de uma savana. O clima tropical, definido por períodos de seca grande, dá origem a solos poucos fertéis. A maioria dos animais que aqui vivem são herbívoros.
Terminado o passeio levam-nos até ao lodge onde vamos pernoitar. Aqui jantamos no jardim, arroz branco, carne de vaca estufada e feijão preto (comemos várias vezes este prato na Tanzânia). Cai um aguaceiro longo. Depois do jantar regressamos à cabana, feita apenas de madeira, ouve-se cada ruído da natureza, a gota que cai, a folha que mexe com o vento e até o movimento de alguns animais. Amanhã acordaremos cedo para ver as primeiras horas do dia neste parque natural. Os melhores horários para encontrar animais selvagens são de manhã cedinho ou ao final do dia.
O Safari reservámos através do Safari Bookings, uma plataforma de pesquisa de safaris de vários países africanos, ótima para comparar preços e a duração dos mesmos.
O Mikumi é uma das maiores áreas protegidas da região, a sua importância para a conservação da vida selvagem é inquestionável, além de ser uma das melhores opções para quem quer ver animais selvagens sem precisar ir muito longe das cidades, nem gastar muito dinheiro.